quinta-feira, 14 de abril de 2011

Louvai

Salmo 47.1 Batei palmas, todos os povos; celebrai a Deus com vozes de júbilo.

Aplaudi, taqa'; Strong 08628: Fazer barulho, ressoar, soar, soprar (trombeta), bater palmas, fazer soar. Este verbo ocorre mais de 65 vezes. "Bater" talvez seja a palavra que expressa mais fielmente o significado verdadeiro, "soar" também é uma possibilidade. Taqa' descreve a armação de uma barraca ou a fixação de um prego, provavelmente devido ao bater de um martelo, usado para ambas as tarefas. Em outras referências, taqa' descreve o soprar de uma trombeta ou o soar de um alarme. Dessa maneira, taqa' indica energia e entusiasmo. Aqui, todas as nações recebem a ordem de bater palmas e clamar em triunfo a Deus. Uma religião apenas cerimonial procura desencorajar esse tipo de adoração, embora Deus tenha posto no ser humano um ímpeto quase institivo de bater palmas e gritar com a experiência da vitória.

Palavra-chave encontrada na p. 562, Salmo 47.1; Bíblia de Estudo Plenitude.

Quem já se aproximou de um estádio de futebol, de preferência no dia de um jogo entre clubes de nível nacional; sabe o que significa “júbilo”. As Igrejas têm dividido os hinos em: louvor e adoração. Sendo adoração os cânticos mais lentos, que se forem muitos alguém pode ficar impaciente no banco da igreja; e louvor aqueles que são tocados para animar um pouco os ouvintes. Há um hino que diz: “se necessário for tire o pé do chão”. Bom, não me lembro de muitos irmãos julgando necessário, até porque corre o risco de outro irmão pensar que está fazendo papel de ridículo; e que bom que a letra deixa essa condição de “se necessário for”, assim eu não preciso pular! Em época de copa do mundo, ouvir aquelas trombetas compradas nos importados e as buzinas dos carros antes de começar o jogo da seleção me deixa curioso e imaginando a euforia do povo de Israel ao voltar de uma batalha ou quando seguiam a Arca da Aliança e Deus estava com eles.
Os crentes sofrem de um mal chamado de: “coração de Mical”. Por estar fora dos padrões de pessoas sofisticadas jubilar na presença do Senhor tem sido um pouco constrangedor. A retribuição que vem de Deus para pessoas assim é uma vida sem frutos num relacionamento com Ele, e toda árvore que não dá fruto só serve para virar lenha na fogueira; o São João tá chegando! Confira a história da filha de Saul, da condenação que Mical foi fadada a levar e do Rei Davi que como aos olhos de sua esposa também seria olhado de forma atravessada pelos irmãos hoje, (2 Samuel 6.16-23), pois a palavra dançando no vers. 16 é literalmente rodopiando; imagine saltando e rodopiando, logo Davi, um homem segundo o coração de Deus e que introduziu os louvores cantados como forma de Adoração! Percebeu? Louvor é forma de Adoração, então não seria totalmente correto usar esses termos à músicas agitadas e lentas.
Particularmente, já presenciei uma irmã que saltou ao ouvir a música tema no final da novela das 8h sambando empolgada com o desfecho da história e entusiasmada com o capítulo do dia seguinte, essa mesma irmã na igreja sentava nas cadeiras próximo a parede para ficar encostada durante o culto. Talvez esteja entre a lista de coisas que deixa o Senhor mais triste: a alegria de um estudante que passa no vestibular ser maior que a de um irmão na igreja quando alguém entrega sua vida a Deus., espero que o estudante esteja sendo grato ao Senhor, pois, o irmão é indiferente. Portanto, batam palmas de alegria, todos os povos! Catem louvores a Deus em voz alta! Pois, o Senhor é Deus conosco.


Bem-aventurado o povo que conhece o som festivo; andará, ó Senhor, na luz da tua face. Salmo 89.15

Nenhum comentário:

Postar um comentário