Teologia da Prosperidade


"Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados." Isaías 53.4-5

A Teologia da Prosperidade afirma que devemos nos apropriar destes benefícios e que o crente verdadeiro nunca deveria contrair qualquer doença.

De acordo com a Bíblia, haveremos realmente de desfrutar do pleno restabelecimento físico na ressurreição: Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção. I Co 15.42
Mas o restabelecimento do nosso corpo, no estado mortal em que nos encontramos não é garantido.
O Contexto da referência em estudo, Isaías 53, indica que o restabelecimento espiritual também está em vista: "Quem deu crédito à nossa pregação? [...] Mas Ele foi ferido por causa das nossa transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades"Pregação, transgressões e iniquidades atribuem ao contexto um restabelecimento espiritual - o pecado está sendo focalizado. Diversas ocasiões são registradas nas Escrituras em que servos de Deus, acima de qualquer suspeita, foram limitados e não puderam resolver os problemas como desejavam.
Lemos em I Co 4.16: "Ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia"O apóstolo Paulo não pôde curar a enfermidade de Timóteo e ainda recomendou outro remédio: "Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades." (I Tm 5.23), se Timóteo pôde tomar vinho por que não podemos tomar um remédio para resfriado em vez de toda vez dizermos que é ação de Satanás? No caso de Epafrodito, Deus o livrou, mas Paulo comenta que esteve preocupado em que seu amigo morresse por causa da doença :"Julguei, contudo, necessário mandar-vos Epafrodito, meu irmão e cooperador, e companheiro nos combates, e vosso enviado para prover às minhas necessidades. Porquanto tinha muitas saudades de vós todos, e estava muito angustiado de que tivésseis ouvido que ele estivera doente. E de fato esteve doente, e quase à morte; mas Deus se apiedou dele, e não somente dele, mas também de mim, para que eu não tivesse tristeza sobre tristeza." (Fp 2.25-27). Paulo também não curou Trófimo: "Erasto ficou em Corinto, e deixei Trófimo doente em Mileto." (II Tm 4.20). O próprio apóstolo ficou doente sofrendo com um espinho na carne: "E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar.
Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim. E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo." (II Co 12.7-9). Contudo, ninguém se atreveria a dizer Paulo estava desqualificado como crente verdadeiro. Pelo contrário, esses cristãos aceitaram suas situações e confiaram na graça de Deus para sustentá-los. as Escrituras no incentivam "não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ações de graças" (Fp 4.6).

Estudo Extraído da Bíblia de Estudo Apologética ICP, Geográfica.