quarta-feira, 27 de abril de 2011
Siga a Jesus
Os maiores no Reino dos Céus
Mas o maior dentre vós será o vosso servo. Mateus 23.11
Nesse último feriado fizemos uma viagem ao interior do Piauí, nas proximidades do município de Dom Inocêncio. Estivemos hospedados numa região chamada Garcia, próximo da divisa com a Bahia. Conhecemos a Igreja do Pr. José no norte baiano, um vaso usado por Deus para levar o Verdadeiro Evangelho, que já foi ameaçado e “tomou tiro”, – outro cristão que viaja o Brasil todo ministrando disse certa vez que sentiu “inveja”, pois nunca tomou um tiro por Jesus Cristo – homem analfabeto, mas que não mede esforços para percorrer toda aquela região; não espera recursos, iniciativas ou apoio de homens, e por isso o Senhor tem sido com ele e tem levantado servos para a obra nos pontos de pregações subordinados ao Pr. José; como diria ele, ou melhor, cantaria: “Irmão, ocê sabe o valori que tem uma alma?”
Visitamos também uma região conhecida por Rosílio, lugar onde, por enquanto, não existe um “pé de crente”, a cerca de dois meses um casal missionário está no local para buscar as vidas que foram compradas pelo Sangue de Cristo na cruz. Não é de se surpreender que já estão passando por dificuldades, pois isso retrata o Evangelho; o preço que se paga para levar a Palavra. Os moradores tem recusado alugar alguma casa para morarem pelo motivo de serem “os crente”, temem o que pode ser comentado nas redondezas; o casal está hospedado na casa de uma família ainda não convertida que é parente de uma irmã em Cristo. Aquela região carece de intercessão, que possamos lembrar de incluí-la em nossas orações, que o Espírito Santo esteja trabalhando nos corações dos moradores.
Nos dias que estivemos ali fomos recepcionados de forma extraordinária. Estávamos informados que seria uma viagem missionária, que iríamos para servi, mas não teve jeito. Fomos servidos com uma proza muito atenciosa, muita comida – na sexta-feira, diga-se de passagem, foram contadas mais de dezessete sobremesas que prepararam para nós, não só nesse dia, mas em todos, a quantidade de pratos e doces era enorme – servidos por um povo vivo e disposto. “Se a felicidade mora ali é feliz quem visita o Piauí.”
Lembrando que os nomes citados não são cidades, mas terras onde o vizinho mais próximo mora distante. Talvez seja por isso que um diácono certa vez mencionou o fato de manter a obra no lugar como “trabalho sem futuro”. Qual será o sugestão então? Deixar quilômetros e casas sem terem a oportunidade de ouvir sobre Jesus e receber a Vida Eterna? As sementes jogadas ali são um investimento a longo prazo. E quem tiver só um pouquinho de Vida com Deus e fé, pode ser do tamanho do grão de mostarda, verá que é uma terra fértil.
Subamos animosamente e possuamo-la em herança; porque, certamente, prevaleceremos contra ela. Números 13.30
aQue formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, que anuncia as coisas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina! bCantai ao SENHOR, bendizei o seu nome; anunciai a sua salvação de dia em dia. Dizei entre as nações: O SENHOR reina! (...) Ele julgará os povos com retidão. Louvado seja Deus pois chorrível coisa é cair nas mãos de um Deus vivo, e dEle trará a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas quer sejam más, etambém manifestará os desígnios dos corações; e, então cada um receberá o seu louvor da parte de Deus.
aIs 52.7; bSl 96.2,10; cHb 10.31; dEc 12.14; eI Co 4.5b
Marcadores:
Cruz,
Evangelho,
Igrejas,
Piauí,
Reino de Deus
quinta-feira, 14 de abril de 2011
Louvai
Salmo 47.1 Batei palmas, todos os povos; celebrai a Deus com vozes de júbilo.
Aplaudi, taqa'; Strong 08628: Fazer barulho, ressoar, soar, soprar (trombeta), bater palmas, fazer soar. Este verbo ocorre mais de 65 vezes. "Bater" talvez seja a palavra que expressa mais fielmente o significado verdadeiro, "soar" também é uma possibilidade. Taqa' descreve a armação de uma barraca ou a fixação de um prego, provavelmente devido ao bater de um martelo, usado para ambas as tarefas. Em outras referências, taqa' descreve o soprar de uma trombeta ou o soar de um alarme. Dessa maneira, taqa' indica energia e entusiasmo. Aqui, todas as nações recebem a ordem de bater palmas e clamar em triunfo a Deus. Uma religião apenas cerimonial procura desencorajar esse tipo de adoração, embora Deus tenha posto no ser humano um ímpeto quase institivo de bater palmas e gritar com a experiência da vitória.
Palavra-chave encontrada na p. 562, Salmo 47.1; Bíblia de Estudo Plenitude.
Quem já se aproximou de um estádio de futebol, de preferência no dia de um jogo entre clubes de nível nacional; sabe o que significa “júbilo”. As Igrejas têm dividido os hinos em: louvor e adoração. Sendo adoração os cânticos mais lentos, que se forem muitos alguém pode ficar impaciente no banco da igreja; e louvor aqueles que são tocados para animar um pouco os ouvintes. Há um hino que diz: “se necessário for tire o pé do chão”. Bom, não me lembro de muitos irmãos julgando necessário, até porque corre o risco de outro irmão pensar que está fazendo papel de ridículo; e que bom que a letra deixa essa condição de “se necessário for”, assim eu não preciso pular! Em época de copa do mundo, ouvir aquelas trombetas compradas nos importados e as buzinas dos carros antes de começar o jogo da seleção me deixa curioso e imaginando a euforia do povo de Israel ao voltar de uma batalha ou quando seguiam a Arca da Aliança e Deus estava com eles.
Os crentes sofrem de um mal chamado de: “coração de Mical”. Por estar fora dos padrões de pessoas sofisticadas jubilar na presença do Senhor tem sido um pouco constrangedor. A retribuição que vem de Deus para pessoas assim é uma vida sem frutos num relacionamento com Ele, e toda árvore que não dá fruto só serve para virar lenha na fogueira; o São João tá chegando! Confira a história da filha de Saul, da condenação que Mical foi fadada a levar e do Rei Davi que como aos olhos de sua esposa também seria olhado de forma atravessada pelos irmãos hoje, (2 Samuel 6.16-23), pois a palavra dançando no vers. 16 é literalmente rodopiando; imagine saltando e rodopiando, logo Davi, um homem segundo o coração de Deus e que introduziu os louvores cantados como forma de Adoração! Percebeu? Louvor é forma de Adoração, então não seria totalmente correto usar esses termos à músicas agitadas e lentas.
Particularmente, já presenciei uma irmã que saltou ao ouvir a música tema no final da novela das 8h sambando empolgada com o desfecho da história e entusiasmada com o capítulo do dia seguinte, essa mesma irmã na igreja sentava nas cadeiras próximo a parede para ficar encostada durante o culto. Talvez esteja entre a lista de coisas que deixa o Senhor mais triste: a alegria de um estudante que passa no vestibular ser maior que a de um irmão na igreja quando alguém entrega sua vida a Deus., espero que o estudante esteja sendo grato ao Senhor, pois, o irmão é indiferente. Portanto, batam palmas de alegria, todos os povos! Catem louvores a Deus em voz alta! Pois, o Senhor é Deus conosco.
Bem-aventurado o povo que conhece o som festivo; andará, ó Senhor, na luz da tua face. Salmo 89.15
Marcadores:
Culto,
Igrejas,
Jesus Cristo,
Louvor e Adoração,
Relacionamento,
Vida
sábado, 2 de abril de 2011
Alex
"Livra os que estão sendo levados para a morte, E os que estão prestes a serem mortos, a esses detém." Provérbios 24.11
Muitos estão atentos ao Senhor porque creem que tem um chamado de Deus para uma vida ministerial. E esse chamado é importante para o Pai, pois foi quem chamou; é importante também para quem foi chamado, pois é uma honra trabalhar no serviço do Senhor; mas, é muito importante também para quem será alcançado, pois será salvo pelo Senhor Deus. Essa orientação deixada pelo Rei Salomão é um dever na vida de todo Cristão Verdadeiro.
Na última quarta-feira por volta das 10, 11hs da manhã, estava ainda etiquetando mercadorias, quando um rapaz com roupas sujas e olhos vermelhos entrou e disse:
- Me dê um telefone de um centro de recuperação para drogados!
Me assustei, pois ele entrou rápido e estranhei o pedido, porque dificilmente alguém que não te conhece pede ajuda assim tão definida. Eu disse que conhecia alguns aqui em Petrolina e Juazeiro, daí peguei o telefone para fazer ligações. Pedi para ele sentar e comecei a conversar com ele. Esse jovem morava com um traficante até o dia anterior, mas ao chegar em casa suas roupas estavam jogadas pela porta por se recusar a roubar a três dias, e ali ele não ficaria enquanto não voltasse a roubar. O rapaz saiu sem rumo e na noite de terça-feira usou R$ 400,00 em cocaína. Pela manhã com a consciência pesada e angustiado com aquela vida resolveu entrar em uma IIGD que estava aberta. Ao se ajoelhar dentro da igreja o pastor se aproximou e perguntou o que ele queria. Ele respondeu que só não queria dinheiro, mas queria ajuda; pois se pegasse em dinheiro não pensaria em comer, só em usar mais drogas. O pastor disse que era novo na cidade e que não conhecia nada por ali, que ele poderia procurar alguém ou um telefone de um centro de recuperação e voltasse que o ajudaria no que fosse preciso. O rapaz se levantou e procurou um "orelhão" para discar 102, mas não havia nenhum registro desses centros, mais tarde eu também tentei e não achei, ao ser transferido da atendente eletrônica para uma moça - não virtual - fiz o mesmo pedido, ela colocou uma gravação dizendo que nada constava na lista e a ligação caiu.
O jovem saiu andando atrás de uma informação. Ao ver uma prateleira cheia de Bíblias entrou na loja e disse:
- Me dê um telefone de um centro de recuperação para drogados!
Enquanto me contava o que tinha acontecido com ele, sua ex-esposa e filha, e descrevia o cenário que vivia com pessoas que estão sendo levadas para a morte, e os que estão caminhando em direção a um futuro de miséria profunda no inferno, eu fazia uma série de ligações para: três pessoas, dois líderes cristãos, uma outra livraria evangélica e três pastores. O primeiro centro para onde consegui ligar foi o Ágape, com Pr. Gilson tive uma longa conversa telefônica. Ele me disse que o centro estava lotado. que a capacidade era de vinte homens e já tinha vinte e dois. Mesmo assim, o pastor me explicou todo o processo e exames que o viciado teria que fazer para ser recebido, me falou do desejo que tinha de ajudar e disse que o jovem poderia ir lá ser entrevistado, mas que seu nome entraria para um lista de espera. O Pr. Gilson até disse que às vezes estendia a capacidade para vinte e quatro pessoas, só que estava difícil conseguir fazer isto esses dias. Querendo ajudar perguntei o que precisava e ele me disse que que o problema não era as instalações, pois se procurasse conseguiria ajuda de várias lojas de material de construção e de dezenas homens para levantar um novo prédio no sítio onde se encontra o Ágape. O que faltava era material humano. Pessoas capacitadas para lidar com drogados e dispostas a se doarem. O pessoal que trabalha lá não constitui em voluntários, são professores pagos, e que os custo com o centro giram em torno de R$ 13.000,00 por mês. Imagine só você ter levantar todo esse valor em doações todos os meses!
O Ágape é referencial em centros de recuperação, o Pr. Gilson até presta assessoria para abertura de novos centros. Pessoas de Salgueiro, Juazeiro do Norte e até Fortaleza o procuraram para serem auxiliados. Mas ele avisa: cuidado, só abram quando estruturarem uma equipe bem montada.

O Alex, nome do nosso amigo viciado - nome também de um primo meu que mora em São Paulo e que seu irmão vive nas ruas junto com outros viciados - passou o dia comigo, almoçamos, pegou alguns livros da loja para ler, ele me ajudou na parte elétrica, pois já havia trabalhado como auxiliar de eletricista, no dia seguinte a energia da papelaria recém aberta foi instalada; à tarde comemos um doce, mas nada de encontrar um lugar para ele ir, liguei para outros centros em Juazeiro mas um deles cobra uma taxa mensal de R$ 300,00. Não é caro, pois o Ágape em Petrolina não cobra, mas tem um gasto de até R$ 600,00 com cada interno. Anoiteceu, e eu tive que me despedir sem saber onde ele passaria aquela noite, mas disse que no dia seguinte voltaria, deixei-o no centro de Petrolina com uma Bíblia e um devocional, e me disse que iria a uma igreja naquela noite. Alex não voltou nem quinta, nem sexta-feira; mas me deixou o telefone da irmã dele, Rose que mora em São Paulo: 11 7407 9398, ela está com seus documentos e ele precisa de um endereço para receber, se alguém conseguir localizá-la entre em contato comigo.
Louvamos nas igrejas hinos que dizem que amamos o Senhor, que viveremos para Ele e pensaremos somente nEle, meu Deus! É como se diz: "crente mente é cantando!"
Porque o reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder. I Coríntios 4.20
Poder de influência. No Novo Testamento a Bíblia usa cerca de quatro palavras do grego para poder, a que se encontra neste texto se fala dinamus e dá origem a palavra dinamite em português. O Reino de Deus não é feito por palavras que saem da boca pra fora, mas com poder de impacto! Cada palavra dita por você será cobrada pelo Senhor. Muitos crentes ignoram uma pessoa deixada na rua, se algo assim acontecer, tem medo, pensam que pode ser uma armação, até porque em quem confiar hoje em dia? Nem mesmo nos crentes se pode confiar, né!? Pois o mundo precisa dos Cristãos, mas onde estão? Autoridades? Eu não tenho medo de ajudar. Se Alex tentasse me enrolar, meu Deus é maior.
E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. Mateus 25.40
Dois líderes evangélicos me disseram para ter cuidado com esse tipo de gente porque era desconhecido. Bom, se o rapaz estava mentindo pra mim sobre ele, verdade é que as histórias que ele me contou são realidades. E onde está a Igreja? Por acaso o Evangelho não é pregar as boas novas do Reino, não é anunciar ao desesperado que Jesus está voltando para estabelecer seu Reino de Justiça e por fim às injustiças do mundo? Mas, o evangelho tem sido medíocres pregações de auto-ajuda, deixe isso com o livro "O Segredo", com a nova era, PNL e coisas do gênero.
Pois outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz
(porque o fruto da luz consiste em toda a bondade e justiça e verdade,)
provando o que é aceitável ao Senhor,
e não tenhais sociedade com as obras infrutíferas das trevas, mas antes reprovai-as.
Pois as coisas feitas por eles em secreto é vergonha até o dizê-las;
mas todas as coisas quando são reprovadas, se descobrem pela luz; pois tudo o que se manifesta é luz.
Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te alumiará.
Olhai, portanto, cuidadosamente como andais, não como insipientes, mas como sábios,
remindo o tempo, porque os dias são maus.
Por esta razão não vos torneis insensatos, mas entendei qual é a vontade do Senhor.
Efésios 5.8-17
A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se a si mesmo isento da corrupção do mundo. Tiago 1.17
Testemunho dado no Seminário Evangélico Betânia, na quinta-feira 31/03 e na Igreja Batista Missionária Central, na sexta-feira 1o/04/11, por Samuel Yakoi.
Marcadores:
Caminhada Cristã,
Drogas,
Evangelho,
Igrejas,
Jesus Cristo,
Redenção,
Reino de Deus,
Testemunho,
Vida
Assinar:
Postagens (Atom)