sábado, 7 de maio de 2011

Últimos dias?

Nosso Deus é soberano,
Ele reina antes da fundação do mundo
A Terra era sem forma e vazia
E o Espírito do nosso Deus
Se movia sobre a face das águas
Foi Ele quem criou o céu dos céus
E fez separação das águas, da terra seca
Foi Ele quem criou os luminares
E criou a natureza, e formou o homem
Glória a Deus! por suas maravilhas
Pela Sua grandeza, Glória a Deus!
Glória a Deus! por suas maravilhas
Pela Sua grandeza, Glória a Deus!

Asaph Borba


    Sempre, em algum lugar da história os judeus, povo escolhido por Deus, sofreram perseguições. Os primeiros anos de existência da Igreja Primitiva não foi diferente. No Brasil gozamos de dias prósperos onde o Evangelho pode se propagar sem perseguição. O contexto histórico que vivemos até agora nos permitiu falar de Cristo e ensinar toda sua Palavra. Mas, muitos temem que isso esteja mudando.
 
    Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus;
    Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
    Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós. Mateus 5.10-12

    O Evangelho tem um custo. Recebemos um Amor tão grande do Senhor, que nos transformou, pois éramos trapo de imundícia, e nos conduziu para sua maravilhosa luz. E nós, os Cristãos, respondemos a esse Amor, fizemos de Jesus Cristo nosso Rei. Devemos nossas vidas à Ele. E à Ele estamos dispostos a nos entregarmos até a morte; e que isso não seja da boca pra fora como foi com os discípulos, (Mc 14.31); que os seguidores de Cristo estejam prontos para viver por Ele e até morrer, se for preciso, a começar de mim; até porque, mesmo não tendo sido profundamente sinceros naquele momento, os discípulos realmente morreram por causa do Evangelho.
    Antes de Jesus dizer que bem-aventurados são os que sofrem perseguições Ele disse que bem-aventurados são os pacificadores, (Mt 5.9); ou seja, os filhos de Deus promovem a paz. O que se tem visto é que até líderes evangélicos, principalmente por meio da mídia, têm incitado a antipatia dos que desejamos que sejam salvos também. Talvez não seja muito justo culpar alguém por estarmos sendo mau vistos, pois o vers. 9 do cap. 24 de Mateus diz que seremos odiados por todas as nações, por causa do nome de Jesus, mesmo assim devemos nos lembrar que nossa luta não é contra carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais, (Ef 6.12). 
    Talvez você possa dizer que é mais um sinal do final dos tempos, mas episódios iguais a esse recheiam toda história. Certa vez o extermínio do povo de Deus foi decretado, e o nosso Senhor, nosso Deus, que é Soberano, levantou seus servos para interceder, assim seus filhos jejuaram e o Todo-Poderoso os livrou da morte, (Et 4.16), se virou contra os que pensaram que iam se divertir com fim dos escolhidos e a ferramenta preparada contra seu povo não prosperou caindo sobre os inimigos, porque o Senhor nos guarda como a menina do olho e nos esconde debaixo das suas asas, (Sl 17.8). Por isso devemos jejuar e orar, (I Ts 5.17).
    Incrédulos podem dizer que seus avós já falavam que Jesus está voltando, que desde que Cristo ascendeu os Cristãos estão esperando Ele voltar, (At 1.10-11) e isso já faz 2000 anos. A verdade é que faz mais tempo ainda, o profeta Joel já anunciava os mesmo sinais apocalípticos do capítulo 24 de Mateus, 800 anos antes de Cristo; onde foi o próprio Deus que o revelou. E sobre tudo isso Jesus disse: "mas ainda não é o fim." (Mt 24.6). Sendo o final dos tempos ou não... Certo é que Cristo pode voltar a qualquer segundo, mas se Ele não voltar nos próximos anos, mais certo ainda é que, você um dia morrerá; de uma forma ou de outra terá que se encontrar com Deus e a Bíblia diz que horrível coisa é cair nas mãos de um Deus Vivo, (Hb 10.31). O que Deus dirá a você nesse encontro, qual desculpa você tentará dar?
    O interessante é que nas duas passagens em estudo no evangelho de Mateus, após o Senhor Jesus ter avisado sobre a perseguição, Ele falou sobre a propagação do Evangelho. 1. Depois de abençoar os que forem perseguidos por sua causa ainda disse que nós somos sal da terra e luz do mundo para que vejam nossas boas obras e glorifiquem nosso Pai que está nos céus, (Mt 5.13-16). Isso significa que o que tem acontecido é porque não temos dado gosto a humanidade o quanto deveríamos ou que não temos refletido, suficientemente, a Luz para guiarmos o mundo no Caminho Eterno, (Sl 139.23-24). 2. Depois de ter descrito o estado de calamidade moral da sociedade dos últimos tempos Cristo ainda disse que o Evangelho será pregado por todo o mundo em meio a tudo isso. Então, virá o fim! (Mt 24.14).
 
    Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas. Acautelai-vos, porém, dos homens; porque eles vos entregarão aos sinédrios, e vos açoitarão nas suas sinagogas; E sereis até conduzidos à presença dos governadores, e dos reis, por causa de mim, para lhes servir de testemunho a eles, e aos gentios. Mas, quando vos entregarem, não vos dê cuidado como, ou o que haveis de falar, porque naquela mesma hora vos será ministrado o que haveis de dizer. Porque não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós. E o irmão entregará à morte o irmão, e o pai o filho; e os filhos se levantarão contra os pais, e os matarão. E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim será salvo. Quando pois vos perseguirem nesta cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel sem que venha o Filho do homem.
    Não é o discípulo mais do que o mestre, nem o servo mais do que o seu senhor. Basta ao discípulo ser como seu mestre, e ao servo como seu senhor. Se chamaram Belzebu ao pai de família, quanto mais aos seus domésticos? Portanto, não os temais; porque nada há encoberto que não haja de revelar-se, nem oculto que não haja de saber-se. O que vos digo em trevas dizei-o em luz; e o que escutais ao ouvido pregai-o sobre os telhados. E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo. Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? e nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai. E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados.  Não temais, pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos. Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus. Mateus 10.16-33

    Estima-se que a população de evangélicos no Brasil é de cerca de 20%; sendo assim, se cada Cristão adotar mais quatro pessoas em oração o Espírito Santo fará a obra. A China é o 16º país na lista de perseguição, ainda assim está entre os países que mais cresce em número de Cristãos. Se formos parar na cadeia por obedecermos a Cristo haverá um benefício: as cadeias serão cheias do poder de Deus e haverá salvação, (At 16.22-36). Assim é o efeito da perseguição, o caminho do Senhor é perfeito e Ele e os seus sempre vencem com Ele. Lembrem-se: Bem-aventurado os pacificadores. (Mt 5.9). Seja astuto como a serpente e manso como a pomba. Paz.
 
João 21.18 Na verdade, na verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo, e andavas por onde querias; mas, quando já fores velho, estenderás as tuas mãos, e outro te cingirá, e te levará para onde tu não queiras.

domingo, 1 de maio de 2011

Saúde irmão!

"Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados." Isaías 53.4-5

A Teologia da Prosperidade afirma que devemos nos apropriar destes benefícios e que o crente verdadeiro nunca deveria contrair qualquer doença.

De acordo com a Bíblia, haveremos realmente de desfrutar do pleno restabelecimento físico na ressurreição: Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção. I Co 15.42
Mas o restabelecimento do nosso corpo, no estado mortal em que nos encontramos não é garantido.
O Contexto da referência em estudo, Isaías 53, indica que o restabelecimento espiritual também está em vista: "Quem deu crédito à nossa pregação? [...] Mas Ele foi ferido por causa das nossa transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades". Pregação, transgressões e iniquidades atribuem ao contexto um restabelecimento espiritual - o pecado está sendo focalizado. Diversas ocasiões são registradas nas Escrituras em que servos de Deus, acima de qualquer suspeita, foram limitados e não puderam resolver os problemas como desejavam.
Lemos em I Co 4.16: "Ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia". O apóstolo Paulo não pôde curar a enfermidade de Timóteo e ainda recomendou outro remédio: "Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades." (I Tm 5.23), se Timóteo pôde tomar vinho por que não podemos tomar um remédio para resfriado em vez de toda vez dizermos que é ação de Satanás? No caso de Epafrodito, Deus o livrou, mas Paulo comenta que esteve preocupado em que seu amigo morresse por causa da doença :"Julguei, contudo, necessário mandar-vos Epafrodito, meu irmão e cooperador, e companheiro nos combates, e vosso enviado para prover às minhas necessidades. Porquanto tinha muitas saudades de vós todos, e estava muito angustiado de que tivésseis ouvido que ele estivera doente. E de fato esteve doente, e quase à morte; mas Deus se apiedou dele, e não somente dele, mas também de mim, para que eu não tivesse tristeza sobre tristeza." (Fp 2.25-27). Paulo também não curou Trófimo: "Erasto ficou em Corinto, e deixei Trófimo doente em Mileto." (II Tm 4.20). O próprio apóstolo ficou doente sofrendo com um espinho na carne: "E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar.
Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim. E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo." (II Co 12.7-9). Contudo, ninguém se atreveria a dizer Paulo estava desqualificado como crente verdadeiro. Pelo contrário, esses cristãos aceitaram suas situações e confiaram na graça de Deus para sustentá-los. as Escrituras no incentivam "não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ações de graças" (Fp 4.6).

Estudo extraído da Bíblia de Estudo Apologética ICP, Geográfica.